Contador de visitas

segunda-feira, 20 de abril de 2009

A Educação à Distância para crianças é possível? (Parte 1)

Uma criança aprende mais entre 0 a 5 anos do que dos 6 aos 80 anos. As crianças estão sempre aprendendo, a todo o momento, não precisam ir à escola pra isso. Uma das maneiras que elas mais gostam de aprender é à distância... isto é, assistindo televisão. As crianças passam muito tempo em frente a TV, que serve de babá, professora, mãe, pai, etc. Ainda tem DVDs infantis como os da XUXA, teletobs etc que são atrativos para as crianças e tentam passar alguns valores. Elas ficam fascinadas e até decoram letras de músicas, coreografias... Aprendem brincando, dançando, cantando, se divertindo, afinal, que é isso o que elas mais gostam de fazer... ali, em frente a TV. Pelo que parece isso é uma forma de educação. Bem ou mal é educação.
Parece que a Educação formal não tem atrativos para desenvolver métodos televisivos para ensinar as crianças, enquanto isso a publicidade e propaganda fazem delas 'A alma do negócio' (Filme). Os pequenos estão sendo educados para viver no mundo do consumismo, onde ter vale mais do que SER. Bastam apenas 30 segundos para uma marca INFLUENCIAR uma criança. A TV fica em lugares hoje que antes ficavam os santos.
O vídeo a seguir mostra que as crianças aprendem tão bem (à distância) que chegam a influenciar as decisões da família sobre como investir seu dinheiro....rs
Infelizmente muitas vezes o adulto que devia impor limites simplesmente cede ao apelo infantil tornando sem fim esse círculo vicioso.

4 comentários:

  1. Olá! Realmente a TV, bem ou mal, educa como ferramenta da EAD crianças que nem chegaram ao ensino formal. E quem serão os mediadores dessa aprendizagem são os pais, na maioria das vezes, ausentes!

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante a relação que vc fez entre Educação à Distância e a influencia da mídia sobre o público infantil.
    A Tv poderia ser utilizada para transmitir mais programas educativos para crianças.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da relação que vc fez entre educação à distância e influencia da mídia sobre as crianças.
    Acho que a Tv deveria ser usada para transmitir mais programas educativos para as crianças.

    ResponderExcluir
  4. Isso mostra que não devemos subestimar a capacidade das crianças em relação a qualquer tipo de educação... principalmente se ela for transmitida com carinho e afeto, mesmo sendo uma educação de massa. Sabemos que a cultura conta muito. Se o ambiente onde a criança está inserida facilita ter acesso à informática ela poderá se tormar uma 'expert' no assunto. Tanto que vemos notícias de hackers juvenis... eles não foram pra escola nenhuma, aprenderam tudo pela internet.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sobre educação e com educação...rsrsrs